segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

AGUAS DA DA PRATA


O Município está sustentado basicamente pela agropecuária, assim distribuída:

Café com 1.100 ha; com aproximadamente com 1 milhão e 500 mil pés de café. produzindo em torno de 15 mil sacas de café beneficiado.

Batata com 450 ha com uma produção aproximada de 150 mil sacas ano.

Pecuaria de Leite: produz aproximadamente 2 milhões de litros ano.

Pecuária de corte: suinocultura com a produção de 50 mil@ ano.

No perímetro urbano a economia está vinculada a industria de engarrafamento de água mineral, seguido pela prestação de serviços e indústria.

AS PRINCIPAIS ATRACÕES TURÍSTICAS estão na natureza, localizada na Serra da Mantiqueira, em suas matas naturais conta com cachoeiras, cascatas, lagos naturais e artificiais, trilhas para passeios, pista para moto cross, cavalgadas, áreas para pic-nics com churrasqueiras ao ar livre, praça de esportes com ginásio poli- esportivo, piscina semi-olímpica, oficinas artesanais, camping, além do balneário com aproximadamente 7.000 mts2 de construção em uma área de 13.200 mts2.
Constitue principal atração turística nos dias atuais a presença em nosso Bosque em mata virgem praticamente dentro da cidade a presença de macacos e quatis que chegam a receber alimentação das mãos dos turistas em um ambiente de total liberdade

O município de Águas da Prata deve sua existência em razão de grande quantidade de sais minerais encontradas em suas águas sendo que a origem do nome vem de uma corruptela do tupi-guarani “Pay tâ” que ao ser pronunciada pelos portugueses tornou-se “Prata” “Pay tâ” que quer dizer em tupi-guarani “água dependurada” em virtude da alta mineralização das águas que ao escorrerem próximas as minas formam estalactites. Nas nascentes era constatada a presença de animais silvestres como: antas, veados, capivaras, queixadas, porco do mato e muitos outros.
O dentista Rufino Gavião observando constatou através de uma primeira análise as múltiplas propriedades medicinais das águas existentes. A divulgação propagou-se e iniciou-se as margens da ferrovia a construção das primeiras casas, com a construção do primeiro hotel e pensões. Em 1876 foi instalada a primeira engarrafadora de água no então bairro de São João da Boa Vista, que passou a Distrito em 1926 com denominação de estância hidromineral,

Em sua topografia conta com dois picos:

* O Mirante da Laginha, que, além de oferecer uma vista maravilhosa, tem instalados, no seu topo, várias torres de retransmissores de televisão, bem como atendimento de suporte da Cesp, Telesp, Polícia Militar, etc.

* Pico do Gavião, que os aficionados de vôo livre utilizam para a prática do esporte de Asa Delta e Paraglider.

O município conta com cachoeiras, cascatas, lagos artificiais e trilhas que atendem a toda faixa etária, onde o turista tem oportunidade de experimentar um contato com a natureza. Possui uma unidade de conservação estadual com aproximadamente 48 hectares.

* A sede do município está situada no sopé da Serra da Mantiqueira numa altitude de 870m

Balneário Teotônio Vilela

É o maior e mais moderno da América do Sul, tanto pelo arrojo arquitetônico como pela funcionalidade. Com uma área construída em 3 pavimentos, dispõe de salas para banhos, duchas, saunas, salões de repouso, piscinas, anfiteatro e demais dependência para lazer.
Localizado próximo ao centro da cidade e a administração pela secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.
O Balneário destina-se à pratica de termalismo em seus aspectos , turísticos, termais e de medicina física, está nos seus ramos de crenologia, hidroterapia e fisioterapia.

Praça e Fontes Luminosas

Todo o bucolismo da cidade se reflete na tranqüilidade de sua praça, duas das quais contam com belíssimas fontes luminosas. A praça da Bandeira possui 182 combinações, diversas produzidas por diferentes processos de movimentação da água, com luzes coloridas e música sincronizada. Na praça Basílio Ceschin, luzes brancas e diversos arranjos em jato são um convite ao descanso ou bate-papo com os amigos.

Fonte Platina

Cascata e piscina natural compõem um agradável cenário para um passeio tranqüilo. A estrada que leva ao local, bem conservada, permite uma visão muito bonita da região.
À 5 Km do centro, com acesso fácil.




Nenhum comentário:

PAO DE AÇUCAR HISTORIA

Postagens populares

CABO FRIO

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

CORCOVADO COMO CHEGAR