sábado, 3 de janeiro de 2009

PRAIA DE IPANEMA RJ

Ipanema, bairro fundado em 1894, pelo Barão de Ipanema é um dos mais nobres do Rio de Janeiro, Brasil. Localiza-se na zona sul da cidade e possui um belo litoral. O bairro faz divisa com os bairros de Copacabana, Leblon e Lagoa.
Dados de Ipanema
Área 308000,49 m²
População 46.808 hab.
Densidade N/D
Renda Média Per Capita R$40.371,66
Escolaridade 12,54 anos
Expectativa de Vida Média (Homens e Mulheres) 77,6 Anos
Zona Sul
Região Administrativa VI - Lagoa

Os visitantes da praia devem ter cuidado na hora de mergulhar, pois há correntezas fortes. O Arpoador, uma das pontas de Ipanema, é um paraíso do surfe.
Ipanema figura entre os principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, tanto para turistas brasileiros quanto internacionais. Todo ano, turistas lotam o tradicional bairro e sua praia.

Ipanema cresceu, mesmo que um pouco isolada do resto da cidade. Nos anos 40 e 50 não existia sequer uma boate por ali. Mas a partir da década de 60, o bairro começou a exportar modismos. Foi lá que a bossa-nova se estabeleceu, que Leila Diniz brilhou, que a Banda de Ipanema passou. Nos anos 70, surgiram "as dunas do barato", o local de encontro da geração desbunde. Nos anos 80, o bairro viu nascer nas suas areias o Circo Voador. Ipanema teve verões marcantes como o "da lata" e o "do apito". E fez a moda entrar na moda com lojas que ficaram para a história como a Bibba, a Blu Blu e a Company.
E agora mesmo, um passeio pelas ruas arborizadas do bairro pode revelar novos ateliês ou simpáticos cafés. O bairro não pára.

Curiosidades sobre o bairro

* A Rua 20 foi a primeira rua do bairro, atualmente chamada Visconde de Pirajá.
* O aniversário do bairro é em 26 de abril.
* José Antônio Moreira Filho herdou o título de Barão de Ipanema de seu pai, cujo nome teve origem na vila de Santana de Ipanema, em São Paulo.
* Tônia Carrero mudou-se para a Av. Vieira Souto em 1944, recém-casada com o desenhista Carlos Arthur Thiré.
* O bairro possui o metro quadrado mais caro da América Latina na Avenida Vieira Souto.



O nome Ipanema que significa "água ruim, rio sem peixes" em tupi-guarani[2]. No entanto o bairro recebeu o nome Ipanema por conta de seu fundador, da mesma forma que Charles Le Blond atribuiu seu nome ao Leblon.

Interessado no loteamento da região, o Barão de Ipanema configurou as praças Marechal Floriano Peixoto (atual Praça General Osório) e Coronel Valadares (atual Nossa Senhora da Paz), abriu a avenida Vieira Souto, as ruas Alberto de Campos, Farme de Amoedo, Prudente de Morais, Nascimento Silva, Montenegro (atual Vinícius de Moraes), Vinte de Novembro (avenida Visconde de Pirajá), Quatro de Dezembro (hoje Teixeira de Melo), Dezesseis de Novembro (Jangadeiros), Vinte e Oito de Agosto (Barão da Torre), entre outras.






Nenhum comentário:

PAO DE AÇUCAR HISTORIA

Postagens populares

CABO FRIO

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

CORCOVADO COMO CHEGAR