quarta-feira, 15 de julho de 2009

Itú

Itu está localizada a 92km da capital paulista.
A cidade é um atraente passeio pela história política, artística e religiosa do Brasil, mas Itu ficou conhecida como a "Cidade dos Exageros", mas exagero mesmo é sua cultura e a natureza e sua gente. Venha pessoalmente conferir as maravilhas dessa cidade.
No município de Itu está sendo montado, faz algum tempo uma ótima estrutura turística que oferece além dos já importantes acervos da história contemporânea do Brasil, muitos hotéis, vários campings, mão de obra "super especializada" e barata, turismo rural com práticas de esportes radicais, centro comercial, facilidade de acesso aos principais pontos históricos, proximidade da capital...” comenta Rafael F. de Oliveira, que trabalha no apoio a recepção num dos maiores e melhores hoteis da região.
Algumas atrações da cidade :
• São inúmeras as construções antigas nesta cidade. Vale a pena ver a igreja Bom Jesus, construída em 1765, e a capela Santa Rita, de 1728. No antigo casarão dos Almeida Prado está o Museu Republicano, que preserva as lembranças da lendária Convenção de Itu.


• O Orelhão de Itu é um dos principais pontos turísticos da Estância Turística de Itu, e um dos responsáveis pela fama da "cidade onde tudo é grande". O Orelhão foi cedido pelo ex-ministro das Comunicações, Higino Corsetti, e instalado pela Companhia Telefônica na Praça da Matriz. Homenageado com um banquete na cidade, ele encerrou seu discurso com as seguintes palavras: "O Brasil é grande, mas eu sei que Itu é maior. E a Telesp não podia deixar de instalar, na cidade um orelhão à altura da sua fama", com sete metros de altura. No começo os habitantes da cidade duvidaram que a Telesp poderia instalar um orelhão gigante na cidade, mas isso aconteceu. Feito na mesma fábrica que produzia os orelhões comuns, nasceu o "Orelhão de Itu", instalado num poste do jardim da matriz, atraindo a curiosidade de turistas e visitantes.
• Localizado à Praça Padre Miguel em Frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, foi instalado em meados da década de 1970 após a instalação do Orelhão de Itu. Sua estrutura é duas vezes maior que a do semáforo comum.
• Kartódromo Arena Schincariol - Aberto de Terça a Domingo, das 8:00h às 16:45h. Possui uma pista profissional aprovada pela Federação Mundial de Kart, estacionamento, lanchonete, arquibancada coberta para 1.200 pessoas e restaurante com cozinha própria.
O Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico inaugurado em 23 de julho de 1.995, já recebeu desde sua inauguração mais de 500 mil visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores. Patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo), o Parque do Varvito foi construído numa área de 44.346 m2 da antiga pedreira. Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para dominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano.




História
O marco da fundação da cidade de Itu foi a construção, em 1610, de uma capela devotada a Nossa Senhora da Candelária, no lugar em que hoje fica a Igreja do Bom Jesus. Esta capela foi construída por Domingos Fernandes e seu genro, Cristóvão Diniz. Eles receberam por sesmaria em 1604, a posse das terras dos campos do Pirapitingui.
Em 1760, já existiam cerca de 105 casas e mais uma rua, chamada da Palma (atual Rua dos Andradas). Nessa época, Itu se firma como entreposto de comércio na rota entre o sul do país e as regiões mineradoras de Mato Grosso e Goiás. A maioria das casas da vila eram pequenas e habitadas por gente que pouco ou nada possuía.
Alguns anos depois, em 1776, com o crescimento das lavouras da cana-de-açúcar e do algodão, a vila cresceu. Os comerciantes interessados na venda de tecido, colchas e cobertores para outras regiões, promoveram o cultivo do algodão e a produção caseira de tecidos.
A partir de 1777, a Vila de Itu cresceu em função dos negócios de exportação de açúcar para a Europa. O número de engenhos de cana e de escravos vindo da África se multiplicaram.

A partir de 1850 e durante anos, Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica.


Cinquenta anos depois, ocorreu uma grande crise no mercado internacional do açúcar. O plantio da cana entrou em decadência, causando, com o tempo, um conflito entre os políticos e os fazendeiros ituanos contra o governo imperial. Cresceu em Itu o Movimento Republicano que resultou, em 1873, na realização da Primeira Convenção Republicana do país. Por isso, Itu é chamada de "Berço da República".
Como chegar, pelas rodovias :
Bandeirantes - Interligando com São Paulo e Campinas
Anhanguera - Interligando com São Paulo e Campinas
Rod. do Açucar - Interligando com Piracicaba
Castelo Branco - Interligando diretamente com S. Paulo
Santos Dumont - Interligando diretamente com Sorocaba e Campinas
Waldomiro Camargo - Acesso a Castelo Branco e Sorocaba

Reportagem: Marcelo Russo



Nenhum comentário:

PAO DE AÇUCAR HISTORIA

Postagens populares

CABO FRIO

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

CORCOVADO COMO CHEGAR